sábado, 15 de março de 2014

Estão a nascer flores na nossa sala de aula! (todas as turmas)

Desenha uma flor...

O texto "Desenha uma flor" de Almada Negreiros foi o ponto de partida para um novo trabalho, seguindo-se o vídeo "A maior flor do mundo" de José Saramago. Duas pequenas maravilhas, que aliadas à música clássica, serviram de fonte de inspiração para o nascimento de lindas flores na nossa sala de aula e claro que o resultado só podia ser fantástico! 
Estes meninos são uns verdadeiros artistas!

1º ano da EB1 de São Vicente da Beira







Desenha uma flor


"Pede-se a uma criança: Desenha uma flor! Dá-se-lhe papel e lápis. A criança vai sentar-se no outro canto da sala onde não há mais ninguém. Passado algum tempo o papel está cheio de linhas. Umas numa direcção, outras noutras; umas mais carregadas, outras mais leves; umas mais fáceis, outras mais custosas.
A criança quis tanta força em certas linhas que o papel quase não resistiu. Outras eram tão delicadas que apenas o peso do lápis já era demais. Depois a criança vem mostrar essas linhas às pessoas: Uma flor! As pessoas não acham parecidas estas linhas com as de uma flor! Contudo a palavra flor andou por dentro da criança, da cabeça para o coração e do coração para a cabeça, à procura das linhas com que se faz uma flor, e a criança pôs no papel algumas dessas linhas, ou todas. Talvez as tivesse posto fora dos seus lugares, mas, são aquelas as linhas com que Deus faz uma flor!"
Almada Negreiros, in “O Regresso ou o Homem Sentado – III parte”



Almada Negreiros (1893-1970) foi um artista multidisciplinar português que se dedicou fundamentalmente às artes plásticas (desenho, pintura, etc.) e à escrita (romance, poesia e dramaturgia). 









José Saramago (1922-2010) foi um escritor português muito importante. Ganhou o prémio Nobel de Literatura em 1998. Também ganhou, em 1995, o Prémio Camões, o mais importante prémio literário da Língua Portuguesa. 
A história "A maior flor do mundo" foi a única história que José Saramago escreveu para crianças.







Ludwig van Beethoven (1770-1827) foi um compositor alemão, do período de transição entre o Classicismo (século XVIII) e o Romantismo (século XIX). É considerado um dos pilares da música ocidental pelo desenvolvimento, tanto da linguagem como do conteúdo musical demonstrado nas suas obras, permanecendo como um dos compositores mais respeitados e mais influentes de todos os tempos.

Sem comentários: